quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Juventude Perdida. Ou não?

Não percebo a rapaziada mais nova. Ele havia tempos em que se ouvia musica boa e em que os singles ficavam na rádio durante três meses mas hoje eles só querem ouvir Jonas Brothers, Schwayze e Jason M'raz. São ídolos dos mais novos. Não que eu seja velho muito pelo contrário mas algo se perdeu entre a minha geração e a de trás. Não é á toa que frequentemente me pergunto porque é que eles se interessam. No meu tempo nós ouvíamos música portuguesa de qualidade. E não era qualquer um que chegava ao topo das nossas preferências. Era preciso ser bom, mesmo bom(Xutos, Marcos Paulos e afins). Hoje não conseguem distinguir o certo do errado. Põem pregos na beiça porque é giro, porque as gajas gostam metem também um brinquinho inspirando-se no melhor do mundo. Devo lembrar que nesta altura o final purpose das pessoas que inventaram os brincos era distinguir em crianças os homens das mulheres. Mas não é só. Não sabem em quem votar nem quem são os seus eleitos mas consideram-se adultos ao ponto de experimentarem todo o tipo de alcool e merdas dinamitantes de neurónios. Quem nunca se cruzou com inúmeros pequenos na noite numa discoteca da esquina. Assim vai este país direito ao abismo. È grande o abismo lembro-me que o outro dia voltei á minha antiga escola e se as aulas acabassem no 1º período 75% dos alunos chumbavam. Velhos hábitos nova sina. Deixar tudo para última hora e depois deixar para a hora a seguir. Todas as nossas esperanças estão depositadas no bebé que carinhosamente o sr. chavez fez o favor mandar ao chão. O pequeno Magalhães vai certamente levar os jovens a interessarem mais pelos assuntos de gente grande. Ou não?

Tenho dito

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Ser português

Tudo começou há muitos muitos anos, quando os dragões cuspiam fogo e lindas donzelas habitavam em castelos (hoje, dizem por aí, que os dragões jogam à bola, um facto ainda não confirmado pelo aquifalasedetudo). Nesse tempo um filho zangou-se com a mãe, parece que chegaram mesmo a andar à porrada, e conseguiu a independência de um condado declarando-o reino independente e uns anos mais tarde, em Zamora, é assinado um tratado que declara que PORTUGAL existe.
Uns séculos depois uns senhores puseram-se nuns barcos e foram por aí fora à descoberta de novas terras. E descobriram muitas terras novas, colonizaram algumas, a outras não sei bem o que lhe fizeram e descobriram caminhos marítimos para sítios importantes e fizeram muitas coisas giras com os barcos. Alguns chegaram mesmo a ficar por lá nesses sítios novos e construíram cidades e tudo.
Entretanto, e como isto aqui tava mau e não dava pra todos, o pessoal começou a ir pra França e pra Alemanha e para mais uns lugares conhecidos e outros mais desconhecidos e tal.
Ora isto tudo para dizer que hoje em dia há um português em cada país do mundo e se vocês saírem de casa com destino a algum lado além fronteiras não se admirem, quer estejam no centro de Kinshasa ou nos arredores de Bogotá, vai-vos aparecer um português à frente e vai convidar-vos para ir lá a casa provar o vinho (do garrafão que ele levou da última vez que veio cá à terra) e vai dizer-vos que "aqui é que se tá bem, aquilo lá em Portugal não é vida!!" (mesmo que onde ele esteja trabalhe 23 horas por dia) e vai contar-vos histórias de quando era novo e vai perguntar-vos de onde são e vão ver que afinal há um primo da mãe do padrinho do vosso pai que morava lá na mesma terrinha onde esse português cresceu e vão acabar por dizer "o mundo é pequeno..."

Pois eu digo-vos, o mundo não é pequeno, PORTUGAL é que é grande!





P.S.: ...e o benfica é maior

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Não há crise II



Depois de ficarmos a saber que:
- o preço do arroz vai aumentar (pode ser que finalmente mudem os menus das cantinas universitárias)
- o pão, embora o preço da farinha diminua, também vai aumentar
- o preço do barril de petróleo está muito mais baixo, embora o preço da gasolina e gasóleo se mantenham altíssimos

Ficamos agora a saber também que Sócrates quer aumentar salário mínimo.

Como dizia aquele grande senhor, o outro José…

.

domingo, 26 de outubro de 2008

Musica da semana #13

Arshavin
Beck - Sexx Laws

torbinsky
The Vapors - Turning Japanese

markituz
Madcon - Beggin'

A magia d' abola


Curiosidade

Esta semana foi BRAGA quem mandou no reino do futebol ou estou enganado?

Eu voto....

Nada mais errado caro torbinsky.
É por a a casa estar arrumada que não estamos em recessão como a Espanha de meu amigo Zapatero (enhorabuena para ele que eu sei que vem aqui muitas vezes). Toda a Europa está em recessão e Portugal graças á arrumada casa vai sobrevivendo. Independentemente do dito qualquer rapaz com dois olhos abeira do nariz veria que a crise está aí mas irá ser ultrapassada com uma espécie de plano New Deal do não 2008. A quinta feira negra ainda aí mas desta vez esta crise não terá as dimensões de1929 e o país tem a obrigação como nação de esquerda que somos de estar na frente da ajuda ás famílias. Mas nem sempre é fácil. Como a estrutura de emprego é pouco qualificada para nos livrarmos de excesso de desemprego temos que obviamente de fomentar essa industria. Tudo isto seria mais fácil se a classe trabalhadora estivesse muito para além do que simples trabalhadores das obras. E é nisto que eu acredito que o renovado plano do New Deal vai resultar. Vejamos que não nos resta mais senão neste momento estaríamos de volta aos tempos medievais em que estaríamos a trocar maças por arroz e carne por leite mais ou menos como se passa na Islândia.

Outra face da mesma moeda é o facto de o maior partido da oposição ter um líder que está prá aí ao abandono dizendo e chamando tudo e todos sobre o orçamento dizendo que que está mal quando a sua proposta é o anti-Deal. A sua força da suas mensagem é tão forte quanto a da altura do Marques Mendes. Está lá mas não se vê. Por tudo isto e por pensar que é o único que talvez nos tire da crise eu voto Sócrates. Vamos lá classificar a nossa audiência. E vocês?

sábado, 25 de outubro de 2008

Não há crise


«O primeiro-ministro insiste que a crise internacional dos mercado financeiros é responsável pela crise económica e social e não é verdade. Sabemos que ajudou, mas a actual situação do país tem mais a ver com os erros e orientações do Governo PS», afirmou o deputado do BE João Semedo, em declarações à agência Lusa.” In diário digital

Óh Zé Sócrates, já que vens muitas vezes ler aqui o blogue (por isso é que te trato por “Zé Socrates”) diz-me lá, a ver se eu percebo bem:

- então eu tenho a minha casa desarrumada, e a culpa é do vizinho?



.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Comentadores de Bola


Nas televisões em que é possível ver mais de quatro canais, pode-se ver dois programas de comentário de futebol. O Dia Seguinte na sic noticias, e o Trio de Ataque na rtpn.
Eu ainda sou do tempo em que o Benfica era defendido, num programa do género, pela Cinha Jardim. E talvez por isso, a partir daí, tenho grande simpatia por qualquer pessoa que eu veja na televisão a bater-se pelo Enorme.

No inicio, via o Fernando Seara como um dos meus. Um tipo serio, benfiquista de gema. Uma boa escolha para defender o Benfica na tv. Puro engano. Porque o homem até pode ser boa pessoa, mas é um anjinho comparado com os colegas de programa. O Dias Ferreira diz tudo o que lhe vem à cabeça, contradiz-se, reclama, faz-se de ceguinho, muda de opinião como lhe dá jeito, mas no fundo, defende o Sporting. Não faz sentido nenhum. Mas vai defendendo o Sporting. O Guilherme Aguiar, parece que vem com tudo estudado e decorado de casa, e chega ao programa para dizer aquilo que lhe foi dito para dizer, mas também sempre a defender o fcporto, contra as maiores evidencias. Agora o Seara, parece que está mais preocupado em ganhar votos dos sintrenses do que com a defesa do glorioso. Os outros dois senhores enfiam-no num bolso (tenho impressão que até se juntam nos corredores para gozar com o homem).

No Trio de Ataque, a coisa muda de figura. O Rui Moreira é um senhor educado, serio, e que até nem fala mal, tirando uns episódios (como quando tentou fazer parecer que o Benfica só ganhava por causa do Salazar, ideia prontamente desfeita pelo benfiquista do programa). O senhor do Sporting, ninguém o deve levar muito a serio. Um tipo que diz que prefere ficar dois anos seguidos em segundo lugar do que ser primeiro e terceiro nesses mesmos dois anos, não pode gostar de futebol. E depois havia o António-Pedro Vasconcelos. Grande Benfiquista. E o Benfica aí estava bem servido de comentador (só foi pena aquela obsessão pelo Fernando Santos). Agora o Trio de Ataque mudou (talvez so momentaneamente, não sei). De apresentador e de Benfiquista. No caso do apresentador, mudou para pior, mas no caso do comentador, até que mudou para melhor. Sem desprimor para o cineasta, Manuel dos Santos consegue dominar por completo o programa. E está ali a defender o Benfica. E tem aquela postura de “se não concordam comigo vamos já ali fora andar a porrada para resolver isto”. Era disto que o Benfica precisava.

A minha proposta seria a de substituirmos o Seara pelo Vasconcelos no Dia Seguinte. E aí deixava de ser preciso o Vieira ou o João Gabriel intervirem no programa da sic noticias, para fazerem aquilo que o dr. Seara, tinha obrigação de fazer.

Mais uma vez, eu sou do tempo em que a Cinha Jardim era a comentadora pelo Benfica e o meu critério de comparação pode não ser dos melhores. Mas acho que os comentadores do Trio de Ataque são homenzinhos para fazerem frente a qualquer ataque dos outros.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

O primeiro

A primeira custa sempre mais que as outras, e esta vai ser a primeira vez.
Aqui não se vai falar nem de economia, nem do governo, nem sequer do mundo em geral. Também não se vai dissertar sobre boas notas nem de trabalhos futuros, embora vislumbremos um emprego em África muito bem pago.
Quero também desde já advertir todos aqueles que esperam que eu vá falar sobre a prestação do Trofense na primeira liga, que isso não vai acontecer, a menos que seja goleado pela nossa Académica.
Aqui vai-se defender os interesses do aluno normal. Ou seja, aquele que tem muitas cadeiras em atraso e cuja meta para terminar são as sete ou oito matriculas.
Nós entramos iludidos. Ah e tal Coimbra é isto, Coimbra é aquilo e esqueceram-se de mencionar a parte do estudar. E sem estudar não se faz cadeiras e sem cadeiras não se tem bons horários. E é esta a grande injustiça. Os horários são o principal factor de discriminação no DEC. Já não bastava termos tantas cadeiras a mais, ainda as temos de pôr umas em cima das outras e a começar as aulas ás 8h da manha e termina-las as 8h da noite. E toda a gente sabe que o Nestum só cobre das 9h as 5h. Gerações e gerações de engenheiros entram em défice alimentar a partir das 17h, precisamente a altura em que deixa de haver comida no sr Fernando.
Se quiserem beneficiar os bons alunos, dêem-lhes cupões de descontos na dona Lucinda, ou lugares nos estacionamentos das rock stars cá do sítio.
Falando agora da primeira vez dos caloiros, esses que agora entram com media superior a 14,8. No meu tempo, quando a refeição da cantina (arroz maravilha com carne mistério e arroz doce que fazia lembrar argamassa de reboco) custava 1.80€, o 13 era uma excelente média de entrada. Se contam manter a média e fazer as cadeiras todas, esqueçam. Segundo um estudo sobre esse mesmo acontecimento, com uma amostra de pessoas escolhidas a dedo, apenas 10% o conseguem. E é a esses 10% que vocês têm de pedir os apontamentos.
Contava utilizar a palavra vilipendiar neste texto mas não houve oportunidade. Talvez quando saírem as notas no final do primeiro semestre a possa utilizar.
É tudo, a gente encontra-se por aí num convívio qualquer.

Qualquer reclamação ou insulto que desejarem fazer, vão ao extremamente espectacular e melhor que os outros blogues todos (incluindo o do núcleo e o fórum civil) www.aquifalasedetudo.blogspot.com

Esta crónica foi escrita por mim (Edgar Preto) para o jornal "O Pilar" do Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil da FCTUC

domingo, 19 de outubro de 2008

Portugal = Itália II


“…o italiano Rosário Poidimani reclama para si o direito à sucessão da coroa portuguesa.” in Correio da manhã

No seguimento do Albufeira = Veneza, Portugal = Itália, hoje (18-10-08) deram também esta notícia na televisão.

Pelos vistos os italianos não andam distraídos e agora até enviaram um deles para ser rei de Portugal. Eles são da terra do catenaccio. Temos de ter atenção e estarmos preparados para não sermos surpreendidos pelos seus contra-ataques. Ao que parece, este Rosário Poidimani até é corrupto (esteve preso). O que demonstra que os italianos estudaram bem a lição (só faltou o homem ter bigode para rivalizar com o do Duarte Pio). Mas o gajo foi topado e já está a ser posto a andar.
Ficamos a espera dos próximos episódios…

sábado, 18 de outubro de 2008

Significado das palavras

Só porque aqui se fala de tudo…

Há palavras que o seu significado não engana ninguém.
Por exemplo a palavra enfardar. Mesmo alguém que nunca ouviu a palavra, percebe perfeitamente que não é o acto de cortar as unhas.
A palavra azeiteiro. Qualquer um sabe que não se trata propriamente de um elogio.
O que nos leva ao busílis da questão, que é exactamente a palavra busílis. Busílis não devia ser o ponto fundamental de um problema. Busílis devia ser um órgão vital qualquer.
-óh Jaquim, o que é o busílis?
-é aqui, ao lado do baço, atrás do pâncreas, por baixo do fígado.
Isso é que devia ser o tão afamado busílis.

ps1: Este post nasceu da minha propensão para pensar em coisas sem jeito nenhum.
ps2: Depois de fazer um ps2, o Post Scriptum 1 deixa de se poder chamar ps1?
Ps3: Não, não tenho mais nada para fazer em vez de pensar nestas merdas.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Crónica da Partida Portugal-Albânia


Nos balneários fala com todos os jogadores dizendo novamente o que disse na conferência de imprensa. Chama em seguida CR7 para lhe dizer que tem de se lembrar das palavras do Sir que ele agora não se lembra que o façam jogar como fazia antigamente.

0- Queirós entra em campo da mesma maneira que o fez contra Dinamarca e Suécia
0-42- Conversa com Agostinho Oliveira sobre o que João Malheiro e Maya disseram no Calor da Tarde
42- Expulsão de jogador albanês. Queirós esfrega as mãos de contente e diz pra ele "cabazada na certa já posso dizer ao Sir que pode contratar outro para o meu lugar"
45- intervalo

nos Balneários- Queirós telefona para o Sir para ele lhe ensinar o que é que se diz nos intervalos dos jogos em que as equipas adversárias jogam com menos um. Depois do Sir lhe explicar 40 vezes Queirós apercebe-se que a equipa já voltou para dentro do campo sem indicações. Entretanto Queirós esquece-se outra vez do que p Sir lhe disse.

55- Faz entrar Nani e Quaresma para reforçar o espírito de equipa. Exactamente o que a equipa estava a precisar.
60- Madaíl considera uma demissão á Vicente Moura
65- Os assessores de Madaíl dizem-lhe que já não pode demitir Queirós tal como Pinto da Costa despediu Del Neri
73 - Primeiro é Quaresma, do lado direito, a tentar um cruzamento "artístico" sem êxito. Depois, é Ronaldo, na esquerda, a adiantar muito a bola, que se perde pela linha de fundo("In Record")
75- Vendo que CR7 , RQ77 e Nani17 não passam a bola mete um jogador de colectivo(até eu tenho que admitir isto)
79- Scolari como se diz na minha terra dá voltas na campa de Riso.(Tal como eu)
80- CR7 abre os braços em desespero para a bancada e diz "mas eu mereço isto, agora tenho que o levar eu pra Manchester"
83- Rui Santos dá voltas no sofá por ter sido ele o primeiro a indicar Queirós para o lugar
84- Madaíl vai buscar a lista do candidatos com perfil em vez da carta de demissão dizendo que tem que ir cagar
86 - Carlos Queirós manda Agostinho Oliveira ir buscar a agenda ao balneário
87- Agostinho entrega a agenda a Queirós que imediatamente procura o número do Sir
88- Queirós avisa Nani que se não criar uma oportunidade segunda feira no treino do Manchester o põe a dar 50 voltas ao campo
89- Chama desta vez CR7 para o informar que vai com ele no avião para Inglaterra
90- Queirós pede trocos a Oliveira para telefonar ao Sir para o aceitar de volta na cabine dos balneários
o árbitro dá 4 de compensação
90-94 Os 4 maiores minutos da vida de Carlos Queirós. Começa a ver a sua vida a passar lentamente a frente dos olhos desde que saiu do Real Madrid

Pós jogo -
-Queirós pede mais trocos a Oliveira e explica que a chamada internacional custa mais.
-Queirós falta ao flash interview por estar a ligar para Inglaterra
-Scolari diz a sua mais famosa frase "E O BURRO SOU EU"


Agora á minha parte deixem-me dizer uma coisa. Quanto não vale o Benfica ser maior do que Portugal. Eu até já nem sou adepto da "nossa" (vossa) selecção. Agora sou sempre do adversário e nunca mais tive desilusões. As selecções adversárias não têm o melhor do mundo por isso nunca são favoritas a nada por isso sempre que alcançam alguma coisa contra a vossa selecção é sempre bom. Vejamos quando fui da Dinamarca ganhei, quando fui da Suécia empatei mas estes não tinham o melhor do mundo portanto é um bom resultado e quando fui da Albânia vim a Braga buscar um ponto com á selecção do melhor do mundo. Agora digam lá qual é Selecção que devemos apoiar?
E é assim por estas e por outras que sítio vai bem, mas quem tem culpa não é o treinador dos mecos é sim o topo da pirâmide que num acto de solidariedade teve que vir á casa de banho a sete minutos do filme. É com estar a ver o Código da Vinci e sair a sete minutos do fim sem saber quem é o Sang Real.

Tenho dito

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Se eu fosse Governo

Se eu fosse governo gostava de propor várias medidas. Umas melhores outras piores outras com nexo outras não. a minha primeira medida era impor limites aos gastos com a saúde. Tenho a certeza que num instantinho se tapava o défice, se compravam mais 2 submarinos e ainda dava para comprar 2 camiões inteirinhos de Nestum só pó 4ºC.

Cada pessoa á nascença tinha um seguro de saúde que poderia usar com moderação até a uma certa altura em que ele expirava(no seu valor). De seguida a mesma pessoa recebe no seu telemóvel um sms a dizer

"Dirija-se ao centro de abate mais próximo, o ministério da saúde deseja-lhe um abate sem dor"

Quantas pessoas evitariam ir ás urgências com uma unha encravada.

É esta a maneira que eu acho que iria dar a volta á economia para o ano estaríamos com um crescimento de 3% ao ano só com a venda dos Magalhães e com as poupanças na saúde. Claro que eu próprio estaria incluído nos que iriam receber a dita mensagem mas morreria servindo o país. Isto sim é que é amor á pátria.

Tenho dito

Mundial-2018


Diz que agora a malta até pode vir a co-organizar o Mundial de futebol de 2018 com os nossos (maus) vizinhos espanhóis.

O Sr. Cavaco diz que há outras prioridades. Talvez, mas quando lá chegarmos, ele já nem idade tem para se lembrar do que disse e a prioridade dele deverão ser os medicamentos para a incontinência, ou para a memoria e a maior preocupação dele deverá ser a localização da placa dos dentes (é chato, mas todos iremos ser assim, se conseguirmos chegar a idade dele).
O Governo diz que (se der alguns votos) até pode ser.
O presidente da FPF já está a salivar.
E eu, por mim, tudo bem.

Mas estou em crer que isto de fazer o mundial com a Espanha, faz parte de outra estratégia portuguesa para recuperar o orgulho face aos espanhóis, que para além de terem um gajo na NBA, outro na formula1, vários a dominar o ciclismo e um outro a numero 1 do ténis, agora até ganharam o europeu de futebol.
Isto já foi pensado há muito tempo. Ainda nem os próprios espanhóis sabiam que nos iam propor a organização conjunta do torneio de futebol. Ora vejamos…

“O calendário do Governo aponta 2017 como data prevista para a entrada em funcionamento do novo aeroporto.” Agencia lusa

“De acordo com o calendário estabelecido, prevê-se que a linha Lisboa-Madrid entre em funcionamento a partir de 2013…” Jornal de Noticias

Este mundial vai ser o nosso cavalo de Tróia (já tínhamos tentado fazer isto uma vez, mas o Saramago sozinho não deu conta do recado).
Eles têm o trabalho todo de conseguirem apoios e essas coisas para que o mundial seja na península. Eles é que vão andar à rasca com o dinheiro para construir novos estádios e acessibilidades e todas as coisinhas que nos já tivemos de fazer um dia (com a diferença do Euro2004 ser só nosso). Se a coisa correr mal, a culpa é obviamente deles, porque eles até são mais evoluídos e têm mais dinheiro. Se correr bem…quer dizer, se correr bem nem sei, mas toda a gente fala bem do Algarve e das nossas praias de qualquer maneira.
E a nós até nos dá jeito. Damos uso a alguns estádios, vêm para aí mais inglesas e outros turistas em geral deixar uns trocos no país. Quem é que vai para Espanha quando pode ficar a passar férias em Portugal (no Algarve, vá…)?
E depois, a final vai ser em Espanha. Num estádio cheio de espanhóis. E daqui a 10 anos, num mundial quase (1/3) português, é obvio que o nosso seleccionador vai ser o Mourinho (que se encontrará farto de perder consecutivamente a liga dos campeões para o Benfica).
E o que seria melhor do que sagrarmo-nos campeões mundiais de futebol, em plena Espanha (terra do inimigo) frente aos espanhóis, num estádio cheio de descendentes de pessoas que foram expulsas de cá por uma padeira?

Só uma palavra para vocês, gente que se deixou enganar pela táctica do quadrado…Humilhação

terça-feira, 14 de outubro de 2008

CAFÉ



São muitas as lendas sobre a descoberta dos efeitos estimulantes do café. Uma das mais antigas conta que um pastor chamado Kaldi, nas montanhas de Abissínia, hoje Etiópia, observou que as suas cabras ficavam mais espertas ao comer as folhas e frutos do cafeeiro, isto por volta de 850 d.C. Posteriormente uns monges experimentaram o fruto mas ficaram tão desiludidos com o sabor amargo que o deitaram para o fogo. De repente puderam sentir um delicioso aroma e, de tão curiosos que estavam, decidiram utilizar os frutos torrados para criar uma infusão, a qual consideraram ser uma oferta de Deus que os ajudava a estar acordados metade da noite.
A expansão do café pelo mundou beneficiou, primeiro, da expansão do Islamismo e, numa segunda fase, do desenvolvimento dos negócios proporcionado pelos descobrimentos portugueses.
A primeira loja de café surgiu em Constantinopla em 1475 e por volta de 1570 o café foi introduzido em Veneza mas a bebida, considerada maometana, era proibida aos cristãos e só depois do Papa Clemente VIII a provar é que foi autorizado o seu consumo.
A máquina de café expresso foi inventada por franceses em 1822 mas coube aos italianos o seu aperfeiçoamento e a primeira venda em 1905.


O café é hoje em dia uma bebida social e, ao contrário do que grande parte das pessoas pensa, tem inúmeras qualidades. Quando bebido em moderação (por moderação entenda-se 3 a 4 chávenas por dia) pode prevenir doença de Parkinson, a depressão, a diabetes e até cancro.
Em Portugal é consumido maioritariamente na forma de expresso e é assim que eu gosto dele...



P.S.:Vai um cafézinho?

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Moment of truth


Os americanos também têm o seu programa Momento da Verdade. Eu vi um desses episódios. A concorrente, era uma mocinha, com os seus trinta e tal anos, loirinha e de olhos claros. Se fosse uma estrela porno eu não me admirava (eu não vejo disso, mas disseram-me que elas eram assim). Esta rapariga é casada, e o marido estava também no programa, sentado no sofá com os pais dela.

Perguntaram-lhe se ela estava apaixonada pelo ex-namorado quando se casou com o actual marido (o corno). Ela disse que sim. Depois perguntaram-lhe se ela já tinha tido sexo com outro homem depois de casada. Ela disse que sim. A pergunta a seguir foi feita pelo ex-namorado, que tinha sido convidado de propósito para lhe perguntar se ela trocava o marido por ele, se o ex-namorado quisesse. O marido bem queria ouvir a resposta, mas uma amiga dela carregou no botão para trocar a pergunta. A nova pergunta foi novamente feita pelo ex-namorado, que lhe perguntou se ela achava que se devia ter casado era com ele (o ex-namorado). Ela diz que sim.

Por esta altura, o marido (cornudo) já nem sabia onde se enfiar. Mas diz lhe para ela continuar, que já não lhe fazia diferença. E a pergunta que se seguiu foi:
-você acha que é uma boa pessoa?

Os americanos são um povo porreiro, cheio de moral e de bons costumes. Eles até querem acabar com o mal no mundo (ou pelo menos onde houver petróleo).
A rapariga sabe perfeitamente quais foram as perguntas que lhe fizeram antes de estar na TV. Ela levou o marido para lá na mesma. Ela podia ter desistido e poupar a humilhação, cada vez maior, ao marido e ganhava cem mil dólares (e por cem mil dólares o marido nem a deixava). E a gente que faz o programa, é tão simpática, que chega a esta fase, na iminência de ganhar 200 mil dólares, e fazem a pergunta:
-você acha que é uma boa pessoa?

O marido bem abanou a cabeça, pôs as mãos a tapar a cara, mas nada valeu. A rapariga disse que sim. A rapariga perdeu.
É claro que o provérbio que nos passa pela cabeça (e que se calhar também não se usa na terra dos americanos) é: presunção e água benta, cada um toma a que quer.

Mas neste caso (e já que estávamos numa de fazer questões), a pergunta que se impunha parece-me que era esta:

-óh rapariga, mas tu és burra, ou comes merda às colheres?

domingo, 12 de outubro de 2008

Música da Semana #11

Arshavin
Xaile - Ai Linda Ai Linda

torbinsky
Anti Flag - Press Corpse

markituz
Remy Zero - Save Me

Queiroz. Está visto


Afinal este senhor é mesmo, mas mesmo bom a distribuir coletes e posicionar pinocos (ou lá o que é aquilo que ele tem na mão) nos treinos. Ele tem o dom. É uma coisa natural, parece que nasceu para isso.

Agora, ser o responsável máximo por uma equipa de futebol ou a selecção nacional deste ou de qualquer outro país…É melhor esquecer.

Ser adjunto e mandar bitaites a comentar os jogos do brasileiro fazia ele muito bem. Agora que conseguiu o lugar dele, é a merda que se vê. E fazer melhor, não?
E aquela de meter o Nani a jogar? Foi alguma promessa ao anterior patrão para ele o deixar vir passar férias como seleccionador? Ou estará ele à frente da selecção a pensar que vai para o Man Utd já a seguir? E o Hugo Almeida? É algum fetiche? E depois de o Nuno Gomes se ter andado a poupar contra o Leixões no último fim-de-semana, porque raio ficou ele no banco o jogo inteiro?

Este Queiroz, na vida toda que passou como treinador principal, o que tem para mostrar são títulos de esperanças à quase 20 anos atrás. Depois nunca ganhou nada que se veja. E é o seleccionador principal de Portugal. Parece mesmo que a FPF é um abrigo de treinadores falhados.

Dr. Madaíl: esqueça aquele pedido meu para tomar conta dos sub-21. Ao que parece, com o meu nível de conhecimentos (eu sou um jogador de Football Manager e no Totobola das competições europeias, fiz um 11), acho que estou habilitado a ser o seleccionador principal da selecção-AA.

sábado, 11 de outubro de 2008

O emprego do sr. Rui Caçador


No início de Setembro, a selecção nacional de futebol sub-21, tinha dois jogos para garantir a qualificação para o europeu da categoria em 2009. Rui Caçador era o seleccionador. O primeiro jogo, em Inglaterra, perdeu. Depois, disse isto: “O que disse está dito. Estamos a preparar o jogo com a República da Irlanda, que Portugal vai ganhar…”. E mais isto: “em caso de fracasso, de não apuramento, o responsável sou eu. A Federação deu-nos todas as condições para o sucesso e os jogadores vieram sempre motivados e não provocaram problemas disciplinares. Vamos deixar os jogadores de fora disto”. No segundo jogo, em Portugal, contra a Irlanda, esteve a ganhar 2-0 e deixou-se empatar. Contas feitas, falhou a qualificação.

E pensei eu para comigo, ou se demite, ou é despedido.

Hoje liguei eu televisão e aparece a falar esse senhor. E eu na minha inocência, penso: “queres ver que este incompetente arranjou emprego num clube qualquer? Já parece o Couceiro…” (eu tenho o hábito de falar para mim…é uma maneira de ter sempre razão). Qual é o meu espanto quando, afinal, percebo que ele continua a ser pago pela federação portuguesa de futebol para ser o seleccionador nacional da segunda mais importante selecção de futebol do país.

E aí eu voltei a pensar(eu penso muitas vezes…mas raramente em alguma coisa decente): “Mas está tudo doido, ou já não há vergonha?”(ou provavelmente, as duas coisas)

Senhores responsáveis da FPF (presumo que os haja) e sr. Gilberto Madaíl, eu sou um jogador de Football Manager, tenho mais idade que qualquer sub-21 e no Totobola das competições europeias, fiz um 11. Também posso ser seleccionador nacional?

Dr Madail:
Arranja-me um emprego
Pode ser na tua empresa, com certeza
Que eu dava conta do recado
E para ti era um sossego

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Tony e os outros

Alguém tem de vir defender o Tony Carreira (até porque eu sei que não foi ele quem inventou isso dos plágios).

No seguimento do post do markituz, parece ficar provado que o grande músico/galã/plagiador tony carreira, toma posse das músicas dos outros para obter lucros com elas.
O que ficou por dizer, é que isto parece ser uma prática comum entre os artistas. Muitas vezes, com benefícios para os plagiados. Há boas musicas que caem no esquecimento, que parecem banais e que ganham uma nova vida quando tocadas por outros músicos. Talvez por falta de promoção ou por falta de ritmo, mas em grande parte das vezes, por falta de jeito.
Aproveitando como exemplo o caso do nosso amigo Tony, quem é que conhece a musica Zingarella do Enrico Macias ou Tzigane do Frederic François? Só os próprios autores. Ou então muito pouca gente. São musicas que nunca tiveram tanto sucesso como quando foram cantadas pelo grande músico/galã/plagiador Tony.

E para provar que não é só o grande músico/galã/plagiador Tony que faz esse tipo de coisa, ficam aqui mais uns exemplos:
Não há ninguém que não conheça Green Day, Mas já os The Kinks, as pessoas não se lembram. E vejam as semelhanças entre Warning e Picture Book. E já nem para falar de versões como Tired of Waiting for You também original dos Kinks.

E a nova banda sensação, Perfume, com o êxito Intervalo (que é quando o Rui Veloso fala). Vejam lá se não vos faz lembrar Your House da Alannis Morissette ( óh Alannis, vai lá roubar as musicas para a tua terra).
E depois, para o caso das musicas que ganham uma nova alma depois de serem tocadas por outros músicos:
Quem conhecia The Man Who Sold The World do David Bowie antes dos Nirvana a tocarem? Será que o David Bowie se queixa disso?

Mar Censura Kituz

“Censura é o uso pelo estado ou grupo de poder, no sentido de controlar e impedir a liberdade de expressão. A censura criminaliza certas acções de comunicação, ou até a tentativa de exercer essa comunicação. No sentido moderno, a censura consiste em qualquer tentativa de suprimir informação, opiniões (…) Pode também a censura ser entendida como a supressão de certos pontos de vista e opiniões divergentes…” in Wikipédia

Só por exemplo, vamos imaginar que eu ia escrever sobre uma terra qualquer…

Não escrevo contra ninguém nem contra nenhuma terra em especial (eu ate simpatizo com todas). Agora…ninguém me paga para andar a falar bem desta ou daquela terra em particular (agora que falo disso, se me pagassem, eu até fazia publicidade). É obvio que as vezes se pode generalizar a partir de uma certa amostra. Mas se eu não insulto ninguém, nem falo mal deste ou daquele, ou de determinada povoação, não vejo o porquê de não o poder publicar. Se alguém tem uma opinião contrária ou algo mais a dizer, tem a caixinha dos comentários (desaguizados [com z, só para ser diferente]) para dissertar à vontade. E há textos que nem sequer são para levar a serio. São para os fregueses rirem (eu bem me esforço para ter alguma piada…mas é inútil). E se alguém se revê em determinado texto, é porque lhe assentou a carapuça e o que lá está escrito até nem é mentira nenhuma. É porque se presume que estão a falar deste ou daquele. E nesse caso, é como se diz (pelo menos na minha terra diz-se) …presunção e água benta, cada um toma a que quer.

Seremos censurados
Nesta vida de nascer até morrer
Perderemos a vontade
De conseguir entender

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Tony Plágio Carreira

O assunto não é novo e o meu objectivo não é criar, de modo algum, uma guerra com o Tony.
Plágio é, por definição, uma cópia fraudulenta do trabalho de outrem que um autor apresenta como sua. O que o Tony fez foi pegar em músicas de outros autores, alterar-lhe a letra e título e depois registá-la na Sociedade Portuguesa de Autores como sendo sua. Ora de acordo com a definição isto é PLÁGIO.
Para os fiés seguidores do Tony Carreira e para aqueles que não sendo fiéis ainda não acreditam convido-os a verem este vídeo que apresenta algumas das músicas plagiadas e as respectivas originais onde o Tony se "inspirou". Tenham atenção que numa ou outra o tempo da música original foi alterado. Por exemplo a Ai Destino é tocada mais rápido que a original Zingarella. O melhor é que em algumas ele só se deu ao trabalho de as traduzir como na Depois De Ti originalmente Despues De Ti!! Além das apresentadas neste vídeo há ainda a Se Acordo E Tu Não Estás que é um plágio da Me Muero dos Pimpinela e, quem sabe, outras que ainda não foram descobertas.

Aqui fica uma pequena lista:

Depois De Ti (Mais Nada)
Despues De Ti... Que? - Cristian Castro

Ai Destino, Ai Destino
Zingarella - Enrico Macias

Leva-me Ao Céu
Suddenly You Love Me - The Tremeloes

Esta Falta De Ti
Toi Qui Manques À Ma Vie - Natasha Saint Pier

Adeus, Até Um Dia
Tzigane - Frederic François

Se Acordo e Tu Não Estás
Me Muero - Pimpinela



P.S.: Mesmo assim, e como diria o Herman, o artista é um bom artista

domingo, 5 de outubro de 2008

A verdade do George Constanza


Constanza era um personagem (talvez o personagem mais interessante) da serie Seinfeld. Esta serie foi, para muita gente, a melhor serie de comédia alguma vez feita. E o Constanza deve ter sido dos melhores personagens alguma vez “inventados”. Porque ele não tem medo nem vergonha de ser tudo aquilo que é. Ele representa tudo o que de mal têm as pessoas, mas que por todas as maneiras o tentam esconder. Ele é mesquinho, mentiroso, invejoso…ele era um ranhozito de primeira, e tinha tudo o que é preciso para ser odiado pela sociedade (o sonho dele era ser arquitecto). E tudo isto num homenzinho baixo, gordo, careca e de óculos. Um personagem com todas estas características físicas e de personalidade só pode ser especial. Mas o seu maior dom (acredito mesmo que seja um dom), é saber mentir como ninguém.
E isto leva-nos ao programa da Teresa Guilherme.
Ninguém é perfeito, todos temos os nossos defeitozinhos irritantes, não há ninguém que não sinta vergonha de algo que tenha feito. E é chato dizer sempre a verdade. Para além de ser embaraçoso, também é humilhante.
A falar entre amigos, ninguém é capaz de andar com a namorada de um amigo seu. Se lhe derem dinheiro para trair alguém, é obvio que primeiro se falava com a namorada. E é também claro que nunca ninguém era capaz de pensar mal dos outros ou lhe passar pela cabeça ir para a cama com uma gaja mesmo boa (sendo essa gaja boa a mãe da namorada). E se estas perguntas forem feitas a raparigas, ainda é pior. Elas têm aquele ar de puras donzelas a manter.
Entre pessoal que a gente conhece, ninguém admite este tipo de coisa. Mas por dinheiro num programa de televisão…bem, a gente faz um esforço para dizer a verdade.
A mentira é moralmente inaceitável pela sociedade. A mentira é uma coisa má. Vejam o caso do coitado do Pinóquio. Mas a mentira é subestimada. Nós não mentimos apenas para nos proteger a nós. Ás vezes é para proteger os outros. Mentir, na maioria das vezes demonstra bom senso.
E ao contrário do que se possa pensar, a maioria das pessoas tem bom senso. Por isso, é que a pessoa que ganhar o concurso da sic, ou é um tipo sem vergonha nenhuma, sem nada a perder, que só se preocupa com ele. Ou então é um santinho que nunca viu o mundo (e estes não tem piada nenhuma pôr a frente das câmaras para a gente se rir).
Quem vai ganhar o Momento da Verdade da Teresa Guilherme é um George Constanza qualquer.
E como o próprio Constanza nos ensinou (a nós, fieis seguidores de Seinfeld), para ganhar o dinheiro do Balsemão é preciso ter isto (sempre) em mente:

“It’s not a lie, if you believe it”

sábado, 4 de outubro de 2008

Música da semana #10

Arshavin
Fundo de quintal - Eu não quero mais

torbinsky
Pennywise - Yesterdays

markituz
Oioai - Deves tar a chegar

Empresários e Cavaco


Cavaco aos empresários: «O vosso sucesso não depende do encosto ao Estado nem da permuta de favores com o poder político».

Senado dos EUA aprova empréstimo de US$25 bi para montadoras

O Senado dos Estados Unidos aprovou no início noite desta quarta-feira uma versão modificada do plano de US$ 700 bilhões do governo americano para salvar companhias em risco

Os preparativos para a reunião de Paris foram marcados pela divergência entre os participantes, especialmente sobre a idéia de um fundo europeu para salvar o setor bancário de cerca de 300 bilhões de euros

Presumo que o Presidente da Republica esteja a pensar com o seu ar de disciplinador (e com a superioridade do Paulo Bento antes do jogo com o Benfica): “desta vez ainda passa..mas para a próxima voces vão ver..(ou como diz o policia do Call Girl) estão tão fodidos..”
Ou então o sr. Silva (como diz o outro), é daqueles tipos porreiros, que avisam a desgraça depois da coisa ja ter acontecido (não é markituz?)

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Esquinas ou cantos?

Esta é uma daquelas questões que pode surgir a qualquer momento da nossa vida e para a qual devemos estar preparados para responder.

Esquinas ou cantos?

Vou começar pela definição que pode ser encontrada num dicionário on-line e que define esquina como ângulo de rua ou de edifício e canto (entre outras definições) como lugar afastado e pouco frequentado. Ora, caríssimos leitores, isto vai de encontro com aquilo que eu considero o âmago da questão (busílis é do torbinsky) e que vou partilhar convosco nesta minha pequena reflexão.
Só de ler o título certamente que se formou uma imagem nas vossas cabeças do que é para vós um canto e uma esquina. Qual é o local com mais vida nessas vossas imagens cerebrais? A esquina ou o canto? Pois, para mim, a esquina bate o canto aos pontos!
O canto é um antro escuro, sujo, mal cheiroso é onde se vai urinar quando a cerveja é muita e a bexiga não aguenta era para onde a professora nos mandava de castigo "e ai de ti que vires a cabeça pra trás".
A esquina não! A esquina quando nasceu fez uma seleção criteriosa de coisas boas. A esquina tem vida e mulheres da vida. A esquina tem os cafés a tabacaria e a paragem do autocarro. A esquina tem o ecoponto e o candeeiro de rua. A esquina é um ponto de encontro. A esquina tem o polícia o canto tem o ladrão.

Deêm a vossa opinião!!




P.S.: Um beijo especial para a pessoa que fez com que eu escrevesse este texto
Site Meter Site Meter