terça-feira, 20 de setembro de 2016

A Mariana Mortágua, seus camaradas e o capitalismo

A Mariana tem vários problemas. Visto que o exemplo vem de casa e o Mortágua pai foi um aclamado ladrão de banco, alegadamente, não vá o diabo tecê-las, acrescido ao diz-me com quem andas dir-te-ei que és, a formatação da cabeça da senhora não deixa de ser previsível. 

A própria Catarina Martins também veio falar: "Não estou a falar de investimento. Estou a falar de comprar casas. Comprar casa não é investimento. Investimento é quando se cria valor. Investimento é quando se criam postos de trabalho."

O problema destes anti capitalistas é que não entendem o sistema. Se o entendessem, saberiam que o capitalismo é bom porque realmente cria riqueza (a tal riqueza que Mariana e camaradas querem confiscar). Só que, para o ciclo ser completo, essa riqueza tem de ser reinvestida em forma de bens e serviços ou coisa que o valha, de forma a criar mais postos de trabalho, cuja produtividade vai criar mais valor para o investidor, que voltará a investir mais dinheiro (sim, na ansia de ganhar mais dinheiro - isso é o capitalismo). 

O que estraga o ciclo, é o dinheiro acumulado parado ou investido em...dinheiro (vide essa treta dos fundos e das bolhas). Por exemplo, se esse dinheiro for investido na compra de casas, óptimo! - vão ser criados postos de trabalho na construção de casas!. 

A grande questão dos governos, e o Bloco agora faz parte de um, é saber como captar esse investimento. Como criar condições para que haja vontade do capitalista investir o dinheiro que ganhou - essa terá de ser a arte do governante! Se o investidor sente que cada vez que investe o seu dinheiro não o vai rentabilizar - porque lho confiscam! através de impostos e taxas e taxinhas, ele prefere guardá-lo no banco ou metê-lo num fundo qualquer. E o medo que se criou nos investidores (sim, nos ricos) de que cada vez que investem terão de perder dinheiro à conta dos Blocos desta vida, faz com que prefiram ter o dinheiro estagnado num banco a arriscar ganhar mais dinheiro (há tanto dinheiro parado à espera de ser investido que os ricos não se importam de pagar - juros negativos nos bancos - para não perderem tanto). 

Talvez seja uma boa altura para a Mariana e seus camaradas seguirem o exemplo do pai, alegadamente.

Sem comentários:

Site Meter Site Meter